em Paraty..

sábado, 4 de julho de 2009

- marcelo tas

- milton hatoum e chico buarque


- richard dawkins na tenda dos autógrafos

Na noite do dia 02 acompanhamos a mesa “Deus, um delirio”, com Richard Dawkins em conversa com Silio Boccanera, em que foram discutidos temas existentes em alguns de seus livros (Deus, um delirio, A grande história da evolução, O Capelão do Diabo, entre outros), fé, Darwin (este ano comemoram-se os 200 anos do nascimento de Charles Darwin e 150 da publicação do livro “A Origem das espécies”, que Dawkins definiu como um livro pioneiro e incomum). Dawkins falou também sobre a sua teoria dos memes (tanto na mesa quanto na coletiva de imprensa), origem da consciência, evolução, e contou um pouco do que ele chama de darwinismo social, que é tendência de se aplicar a “lei do mais forte vencendo o mais fraco” numa sociedade, criando-se assim uma sociedade em que não queremos viver. Terminou a mesa dizendo, de forma muito bem-humorada que se encontrar "Deus" quando chegar ao céu perguntará "qual deus você é?"
-

Dia 03 aconteceu a mesa de Chico Buarque e Milton Hatoum, com mediação de Samuel Titan Jr. Chico e Milton leram trechos de seus livros (Leite Derramado e Órfãos do Eldorado), discutiram de maneira bem-humorada sobre as possíveis semelhanças entre as duas obras. Chico explicou também de que maneira a música influencia sua escrita, no caso de Leite Derramado, com a música “O velho Francisco”. Após a mesa, todos se aglomeraram na Tenda dos Autógrafos, para que o Chico pudesse assinar exemplares das suas obras (pessoas penduradas nas árvores, nas estruturas metálicas da tenda, mais de 150 senhas distribuídas)
-
Hoje pela manhã acompanhamos um bate-papo sobre mídias e comunicação com o apresentador Marcelo Tas, que ele chamou de “A vida em rede da molecada digital”, e que aconteceu dentro da programação da FlipZona. Tas falou sobre internet, meios de comunicação e as diferenças existentes entre o “ontem” (radio, TV, telefone, toca-discos, toca-fita, jornal) e “hoje” (internet, games, celular, MSN, MP3, comunidade), colocando os três principais pontos do que muda: interatividade, quantidade, velocidade, e terminou com os pontos do que ele considera Vida em Rede:
> colaboração
> transparência
> ouvir
> presente.
Foi um bate-papo muito bacana, e quem quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho e as ideias do Marcelo, além das muitas que já são apresentadas no CQC, pode acessar http://www.blogdotas.com.br/
E amanhã é dia de Zuenir Ventura!
-
Além disso tudo (porque ninguém é de ferro, rs) fizemos hoje um passeio no Roque Santeiro, um barco aqui de Paraty. Vou separar umas fotos legais e coloco aqui depois!
.
(fotos: Ariane Sampaio)

Comments

No response to “em Paraty..”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)