Tributo à Autonomia

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009



Há exatamente um ano atrás, os 'doze' se juntaram para escrever as primeiras palavras de um lugar que queríamos construir, mas que ainda nem tinha nome. Era uma segunda-feira, e em meio a muitos papéis, risadas, incertezas e várias espiadas no dicionário, as idéias foram surgindo. Foi o dia de quase decidirmos o nome do Coletivo (ainda nem haviamos pensado nos anagramas...), de pararmos milhões de vezes o que estávamos fazendo para relembrarmos tantas histórias, e foi um dia de muita união. De olharmos uns para os outros e percebermos que poderiam ser reais todos os nossos sonhos e planos, os lugares que estávamos escolhendo, as pessoas com as quais queríamos caminhar dali pra frente.

No dia 04 de fevereiro de 2008 o Coletivo o12 estava reunido com suas doze pessoas (a “formação original”) para escrever o nosso Tributo à Autonomia. Distribuído no dia em que realizamos o nosso “Manifesto” em praça pública e através de um flyer amplamente divulgado via Internet, foi o documento que serviu de norte e como impulso para ações que realizamos até hoje.
Que bom que estamos juntos, cada vez mais fortes e felizes.
E não se esqueçam: dia 15 é nosso aniversário de um ano!!


TRIBUTO À AUTONOMIA

O desenvolvimento dos sistemas vivos implica em que deles, a certa altura, se desprendam as partes que amadureceram na conquista da sua autonomia.
É a situação em que nos encontramos, nós 12, que assinamos este manifesto, nesse momento. Justamente por isso, precisamos tornar essa situação pública. Porque desejamos começar já compartilhando com todos – os dos passado, os do presente, os do futuro.

Nós estamos engajados em construir um espaço para nossa autonomia.

E desejamos que esse espaço seja aquele onde:

- A manipulação da autonomia alheia vá pra “Tonga da Mironga do Kabuletê”.

- Cada qual enxergue o horizonte que conseguir.

- Cada qual faça o que pode, pois nos parece que cada um só faz no mundo o que pode fazer.

- Se pense “em agrupamentos de homens e de idéias como compartilhamentos norteados pela singularidade” (frase de Christine Greiner no prefácio do livro Teoria do Conhecimento e Arte, de Jorge A.Vieira).

- Cada um saiba que tem o seu Umwelt (termo alemão cuja tradução aproximada é “o mundo à sua volta dentro de você”) e não aceite que lhe digam o contrário.

- Cada qual escolha o que vai vestir.

- Cada um abra os olhos, deixe a ingenuidade de lado, morra do seu próprio veneno, invente seu próprio pecado.

- As resoluções de um coletivo sejam, de fato, decididas e assumidas por cada um do coletivo.

- Se produzam idéias sobre viver, e não para sobreviver.

- Aja!

Votorantim, 04 de fevereiro de 2008. 22h35

“o 12”

Preta Ribeiro, Lucas Amorim, Rafael Bricoli, Thiago Alixandre, Vera Almeida, Ariane sampaio, Guilherme Santos, Lidi Domingues, Mari Mendes, Douglas Pereira, Tati Almeida, Lúcia Floriano.

Comments

No response to “Tributo à Autonomia”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)