Entrevista André Fonseca para blog Acesso

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010


O blog Acesso entrevistou André Fonseca, o atual diretor da empresa Projecta e criador do blog Cultura em Pauta. Na entrevista, André nos dá sua opinião sobre o processo de inserção do desenvolvimento sustentável na pauta da cultura brasileira.
Abaixo, uma das perguntas feitas para André pelo blog Acesso, e que cita o Coletivo o12:


Acesso – Em busca de alternativas para a manutenção de suas atividades de pesquisa, o Coletivo o12, grupo de dança contemporânea de Votorantim (SP), criou cotas de patrocínio para a Companhia, a exemplo do que acontece em outros setores. O que você pensa sobre este tipo de experiência? E que outras iniciativas deste tipo você apontaria?

A.F. – O Coletivo o12 criou uma associação de apoiadores para tentar, principalmente, levantar recursos junto a pessoas físicas do município de Votorantim, já que há um número reduzido de empresas por lá. Eu gosto muito da maneira como eles pensam sua sustentabilidade a longo prazo. São um belo exemplo de artistas que não aceitam aquele estereótipo de que, para criar livremente, é preciso se isolar de outras questões que não digam respeito à criação. Eles fazem de tudo, da criação à produção, da divulgação à captação de recursos. Organizam modos de produção totalmente conectados com a realidade local em que atuam e, mais que isso, pesquisam e desenvolvem seus processos de criação artística a partir dessa conexão. Estão conseguindo formar um público local para a dança contemporânea e para o trabalho que desenvolvem, o que a maioria dos grupos de dança das capitais ainda está longe de conseguir. Isso, porque eles sacaram que todos os seus processos de produção, sejam artísticos ou operacionais, funcionam melhor quando conseguem dialogar com o contexto e a realidade em que atuam. O que tem tudo a ver com sustentabilidade. O dinheiro que levantam a partir da Associação não cobre todas as demandas e, eles sabem, que dificilmente isso acontecerá algum dia. No entanto, pensam estrategicamente e reconhecem a importância simbólica do que estão fazendo no município, que tem a ver com levantar a indagação: qual é o valor que você dá para a arte e a cultura? O Ponto de Partida, grupo teatral de Barbacena, em Minas Gerais, é um outro exemplo de iniciativa nesse âmbito.



Leia a entrevista completa em http://www.blogacesso.com.br/?p=2126

Comments

No response to “Entrevista André Fonseca para blog Acesso”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)