LAVAGEM EM 8 PASSOS - As principais caracteristicas do controle da mente

quinta-feira, 26 de março de 2009




O psiquiatra americano Robert P. Lifton, professor de universidades como Harvard e Yale descreve em oito passos as principais caracteristicas do que ele chama de "Reforma do Pensamento":



LAVAGEM EM 8 PASSOS

1˚ CONTROLE DE PENSAMENTO: Não é permitido ler material ou falar com pessoas que tenham ideias contrarias as do grupo. Em alguns casos a vítima é geograficamente isolada da familia e dos amigos.

2º HIERARQUIA RÍGIDA: São criados modos uniformizados de agir e pensar, desenvolvidos para parecer espontâneos. A vitima é convencida da autoridade absoluta e
do caráter especial - às vezes, sobrenatural do líder.

3˚ MUNDO DIVIDIDO: O mundo é dividido entre “bons” (o grupo) e “maus” (todo o resto). Não existe meio termo. É preciso se policiar para agir de acordo com o padrão e comportamento “ideal”. O fator fundamental para o sucesso da lavagem cerebral é criar um mundo que se divide entre “nós” e “eles”.

4˚ DELAÇÃO PREMIADA: Qualquer atitude errada, ainda que cometida em pensamento, deve ser reportada ao lider. Também se deve delatar os erros alheios. Isso acaba com o senso de privacidade e fortalece o lider.

5˚ VERDADE VERDADEIRA: O grupo explica ao mundo com regras próprias, vistas como cientificamente verdadeiras e inquestionaveis. A vitima acredita que sua doutrina é a única que oferece respostas válidas.

6˚ CÓDIGO SECRETO: O grupo cria termos próprios para se referir à realidade, muitas vezes incompreensiveis para as pessoas de fora.Uma linguagem muito especifica ajuda a controlar os pensamentos e as ideias.

7˚ MEU MUNDO E NADA MAIS: O grupo passa a ser a coisa mais importante - se bobear, a única. Nenhum compromisso, plano ou sonho fora daquele ambiente é justificavel.

8˚ NINGUÉM SAI: A vitima se sente presa, pois não pode imaginar um vida completa e feliz fora do grupo.Isso pode ser usado por politicos e militares para justificar execuções.


Nossa mente nunca está pronta e acabada, ela permanece sempre em obras.Entender que somos influenciaveis e que nossa identidade é mutante nos torna mais preparados para avaliar uma tentativa de persuasão.


Revista Super Interessante/ março de 2009
(página 64)

- clique aqui para ler o Forum sobre esta matéria

Comments

No response to “LAVAGEM EM 8 PASSOS - As principais caracteristicas do controle da mente”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)