13 necessidades para ser um artista

sábado, 28 de março de 2009

.


1
Para ser um artista NÃO é necessário sapatilha, violão e tinta (traduzindo: um artista NÃO necessita de ajuda, apoio, lanche do poder público para existir)

1
Para ser um artista são necessárias boas idéias (traduzindo: um artista necessita de ser criador de seus próprios caminhos)


2

Para ser um artista
NÃO é necessário apenas
exercitar voz, corpo e ritmo (traduzindo: artista não é feito somente de conhecimento técnico)

2
Para ser um artista é necessário exercitar uma reflexão sobre o mundo (traduzindo: um artista necessita saber sobre o LUGAR que ele vive)

3
Para ser um artista NÃO é necessário arrasar (traduzindo: artista não é somente abalar e viver para nosso glamour, glamour do agreste, glamour da burrice, glamour da incompetência)

3
Para ser um artista é necessário sensibilidade!

4

Para ser um bom artista NÃO é necessário ter talento

4
Para ser um bom artista é necessário se dedicar ao talento (traduzindo: todo artista necessita de espaço autônomo para desenvolver suas pontencialidades)

5
Para ser um artista NÃO é necessário ter fama, sucesso e dinheiro (traduzindo: aqui em Teresina não tem novela das 8)

5

Para ser um artista é necessário ter conhecimento, atuação e dinheiro (traduzindo: artista precisa ter conhecimento sobre a sua área, atuar a partir do seu conhecimento e ter dinheiro, de preferência público, porque é direito nosso, para realizar suas ações)

6
Para ser um artista do Piauí NÃO é necessário apenas ter nascido no Piauí

6
Para ser um artista do Piauí é necessário conhecer a realidade do Piauí (traduzindo: chega de querosene, chega de artistas colocarem lampião nas suas peças de teatro apenas pra enaltecer o piaui, sem nem saber como acender um lampião, chega de ilustrar uma piauienseidade que não existe mais, chega de fechar os olhos para o multiculturalismo que está escancarado em nossas fuças!)

7
Para ser um bom artista NÃO é necessário ir pro Rio de Janeiro (traduzindo: Rio de Janeiro nunca foi nem será garantia para sermos artistas de verdade)

7
Para ser um bom artista é necessário ir pro Rio de Janeiro, Timon, Papua Nova Guiné, Japão... (traduzindo: só conhecemos o que é nosso realmente qunado conhecemos o que é diferente do nosso, o preto só é preto pq existe o vermelho, uma coisa só se distingue da outra porque existe a outra. É preciso ter espaço para o novo, para o diferente, para o diverso, porque isso so amplia nossas perspectivas, nossas visões)

8
Para ser um artista contemporâneo NÃO é necessário estar à frente do seu tempo (traduzindo: para ser artista não é suficiente ser muito doido e incompreendido)

8
Para ser um artista contemporâneo é necessário estar no seu tempo (traduzindo: precisamos saber como o mundo de hoje produz suas diferentes manifestações)

9
Para ser um bom artista NÃO é necessário ser compreendido

9
Para ser um bom artista é necessário continuar fazendo

10
Para ser um artista NÃO é necessário ter idéias geniais (traduzindo: ter idéias que ninguem nunca teve, ter idéias ultra-impossiveis)

10
Para ser um artista é necessário colocar as idéias em prática (traduzindo: precisamos saber de quais armas dispomos para realizar nossas idéias, para não pensarmos em planos tão mirabolantes e megalomaniacos, para que tenhamos depois a desculpa de dizer que foi por isso que não o realizamos)

11
Para ser um artista NÃO é necessário que entendam o que ele faz

11
Para ser um artista é necessário que entrem em contato com o que ele faz (traduzindo: definitivamente não da pra dizer que não entende uma coisa sem nem ter provado como uma criança birrenta, é preciso provar, experimentar pra saber)

12
Para ser um artista NÃO é necessário ter qualquer platéia

12
Para ser um artista é necessário ter uma determinada platéia (traduzindo: problema de público é um problema da arte em geral, não faz mais sentido fazer arte sem pensar em como conquistar o publico)

13
Para ser um artista NÃO é necessário ser um pobre lascado
(definitivamente não quero posar de artista: faço tudo pela arte e não penso em dinheiro! porque artista não deve pensar nisso! artista entra até dentro um caminhão estrada a fora para fazer sua arte! penso que artista tem direito de buscar por melhores condições para si e para sua arte e não deve ter medo disso. Deve saber de sua importância na sociedade e lutar por transformações em sua área)

13
Para ser um artista é necessário entender sua função na sociedade

Elielson Pacheco



-
Retirei este texto do Elielson de seu comentário no post Carta de Demissão do Marcelo Evelin, que você lê no blog do Núcleo de Criação do Dirceu:
http://www.nucleododirceu.com/2009/03/carta-de-demissao.html

A discussão acerca da carta se faz muito importante, em Teresina e aqui. As situações podem variar, mas não deixam de acontecer.
Pense, comente, leia, leia novamente, reflita, discorde, ou não.



Ariane

Comments

3 Responses to “13 necessidades para ser um artista”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

Oi, gente!
Tomei contato com o trabalho de vocês através da Chris Greiner, que é também minha orientadora. Estou estudando performers que realizam seus trabalhos em espaços cotidianos e que se estabeleceram fora e a despeito da rede "oficial" assegurada pelas galerias. Nos últimos anos tenho, com alguns amigos, realizado edições do "Festival de Apartamento", evento onde os artistas abrem suas casas para ações e trocas de idéias entre performers.
Gostaria que pudéssemos manter contato.
Abraço!

28 de março de 2009 às 16:27
Coletivo O¹² disse...

Pessoal do o12, já respondi o comentário lá no blog dela.. seria legal se todos conseguissem dar uma olhada depois. Achei bem interessante!

beijo

Ari

29 de março de 2009 às 23:23
Sheila Ribeiro disse...

http://www.abaixoassinado.org/assinaturas/abaixoassinado/4087

APOIO AO TRABALHO DO NUCLEO DE CRIACAO DO DIRCEU.
DIVULGUEM, REPASSEM

2 de abril de 2009 às 17:14