Diário de Bordo

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Diário de bordo do Coletivo o12 no Projeto Dança Sudeste + Dança Nordeste: Intercâmbio de Idéias

Saímos de Votorantim na última segunda – feira, dia 01 de dezembro. Obviamente, como qualquer viagem, cheios de expectativas, curiosidades, desejos a serem realizados, saudades dos, e do que fica, mas com a certeza da importância do que viemos fazer, buscar e encontrar aqui em Teresina: viemos num propósito misto, com vontades diversas de mostrar nosso trabalho, vontade de conhecer o que se desenvolve num lugar muito distante e diferente do ambiente que estamos acostumados, vontade de saber como se organizam artistas numa terra árida, longe das megalópoles, e com todos os possíveis estereótipos resultantes de um ambiente onde as informações demoram a circular.

Quando chegamos ao Teatro Municipal João Paulo II, onde funciona o Centro de Criação do Dirceu, nos espantamos com a qualidade das informações que circulavam entre aqueles artistas, com a extravagante articulação daquelas pessoas e principalmente com a desorganização completamente organizada que funciona e faz acontecer um sistema de procedimentos artísticos que tem o poder de envolver a comunidade e ser generoso com ela, estando atento para as necessidades ao seu redor; algo emocionante como ainda não havíamos conhecido.

Começamos o trabalho com o coreógrafo alemão Thomas Lehmen, o qual gerará a apresentação de um espetáculo dentro da Mostra do Dirceu promovida pelo Núcleo, no Teatro M. J. P. II no próximo domingo dia 07, onde o Coletivo o12 estará também com a intervenção artística “Ação Vitrine” (link da ação: http://br.youtube.com/watch?v=lSRsudNBF8o). A experiência de exercitar procedimentos artísticos distintos é magnífica: desde nossa formação um dos principais objetivos do Coletivo o12 de Votorantim é cuidar de nossa educação artística, física, política, ética, estética, etc, tendo assim a certeza que contribuiremos para uma formação cultural mais digna e suficiente para nossa cidade. Ainda esta semana, estaremos refinando nossas idéias artísticas em aulas, encontros, discussões, bate-papos, pizzas e blá blá blá, entendendo melhor como funciona tudo isso aqui e transformando nossos pensamentos para voltarmos e acrescentarmos informações ao desenvolvimento de nossa história em Votorantim.

Teresina é a segunda capital mais quente do Brasil: sua sensação térmica é de 42º a 45°c, o que provoca uma espécie de incômodo, inquietação, e sabemos que desde sempre o que move procedimentos artísticos e produções culturais é a inquietude, o incômodo, o alvoroço crítico. Essa pode ser uma boa analogia entre o NCD e a temperatura nordestina, é como se o calor produzisse um tipo de atividade cultural tão articulada e tão líquida que quase evapora, fazendo os artistas funcionarem como vulcões em erupção de seus próprios propósitos e desejos artísticos. Essa é só a primeira impressão: ainda podemos entender outras coisas do que nos parece ser o NCD de Teresina – PI.

Mais adiante mandaremos mais notícias.

Agradecemos a todos que fizeram possível o desenvolvimento deste projeto, o apoio da Secretaria de Cultura de Votorantim e o Núcleo de Criação do Dirceu pelo convite e interesse em nossas idéias.

O Coletivo o12 foi contemplado com passagens através através do Edital n°2/2008 - Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura

[veja algumas fotos logo abaixo!]

Comments

No response to “Diário de Bordo”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)