Coletivo "o12" faz parceria com núcleo de Teresina (PI)

quarta-feira, 23 de julho de 2008


"A idéia de coletivo traz várias discussões interessantes na sua definição, que pode ser de autonomia, sustentabilidade e organização. Mas pra mim, a principal delas é a colaboração entre os artistas e que juntos possamos produzir uma reflexão". Com essas palavras, o coreógrafo piauiense Marcelo Evelin, coordenador do Núcleo de Criação do Dirceu (Teresina) e radicado na Holanda (professor da Escola Superior de Dança de Amsterdan), definiu a estadia dele durante dois dias em Votorantim. Ele esteve na cidade na quarta e quinta-feira a convite do Coletivo local "o12" e firmou uma parceria entre Votorantim e Piauí.
A parceria vai possibilitar que artistas piauienses, do Núcleo do Dirceu e os de Votorantim, do "o12, façam um intercâmbio e juntos, tanto em solo votorantinense como em Teresina, possam produzir diversas reflexões. De acordo com Thiago Alixandre, do "o 12", esse intercâmbio, que deve começar com os votorantinenses indo a Piauí em agosto, vai servir para troca de informações, estimular a convivência e cada um irá demonstrar suas intervenções artísticas junto à comunidade. "Nos temos aqui várias ações, como no terminal de ônibus e nas vitrines das lojas e queremos colocá-las em prática lá no Piauí e também queremos ver as acões deles também. Será teoria e prática".
E essa quebra das fronteiras das barreiras do teatro, com intervenções em locais públicos, também interessa Evelin. E foi um dos grande propulsores, não ‘único, do estreitamento entre os piauienses e os votorantinenses que começou em maio deste ano, no "Coletivo Corpo Autônomo", do Itaú Cultural, ocorrido em São Paulo. O coreógrafo explicou que o Núcleo do Dirceu realiza diversas ações junto à comunidade, algumas inclusive sem que as pessoas tenham noção de que estão participando de uma ação artística. Para ele, este tipo de representação traz o inustitado da arte, e que as pessoas participem, sem que sabiam que entraram em contato com a ação cultural. "Temos muitas coisas em comum com o "o12", já que a faixa etária dos nossos alunos são muito próximas. Mas como sou curioso, vim atrás desse frescor comum em coisas novas. Eles foram muito corajosos pela busca da autonomia".
E essa coragem também faz parte do Núcleo do Dirceu, já que Evelim saiu de Amsterdam, Holanda, para assumir o trabalho na periferia de Teresina, num local, segundo ele, carregado dos piores estereótipos, como criminalidade, auto-estima baixa e pobreza. Marcelo citou que de primeiro momento, as pessoas até questionaram sua sanidade, já que ele deixou a europa pra viver na periferia de Teresina. "Diziam que eu estava louco, como poderia ter deixado a europa pra viver na periferia do Piauí, local esteriotipado como violento, pobre e com pessoas, devido a este estigma, com a auto-estima baixa. Diziam que logo me levariam pra um teatro no centro, mas sempre disse que aceitei o convite por querer trabalhar ali naquela periferia e não no centro ".
Os votorantinenses do "o12", já neste primeiro encontro, aproveitaram do renomado coreógrafo e juntos criaram reflexões que serão utilizadas no próximo espetáculo do coletivo local. Conforme Alixandre, o "Quando Desprendem as Partes" possue várias ações, como ação vídeo, ação terminal, ação flyer, ação vitrine e ação espetáculo e está no aguardo de aprovação de edital no Minc (Ministério de Cultura). O "o12" atualmente tem apoio da prefeitura de Votorantim, através da Secretaria de Cultura e também da Academia Interação, já que fazem treinamento físico para bailarinos. "Descobri ainda que Votorantim tem mais uma similaridade com o Dirceu (bairro de Teresina), já que também se desmembrou de outra cidade. O Dirceu vai passar por essa fase e o bairro possui quase 1/3 da população de Teresina, com 250 mil moradores de um total de quase um 1 milhão de habitantes".
Blogs - Os blogs dos dois coletivos são os seguintes: www.odoze.blogspot.com e www.nucleodecriacaododirceu.blogspot.com.
O e-mail do "O 12" é odoze@hotmail.com e os telefones, caso haja patrocinadores interessados são: 9722-2716 ou 8115-4683.




(por Wilson G. Júnior para a Folha de Votorantim, em 22/07/2008)

(foto: Marcos Ferreira)

Comments

No response to “Coletivo "o12" faz parceria com núcleo de Teresina (PI)”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)